FUNDADOR









BIOGRAFIA DO NOSSO PAI FUNDADOR


 Edmundo Bojanoswski  nasceu em 14 de novembro de 1814 em GRABONÓG  na Polônia. Filho de Valentin e Tereza Bojanowski. Família nobre, mas,cheia de fé. Seu ´pai foi um grande patriota. Tinha grande amor à Pátria. A mãe, mulher muito piedosa, simples e honesta e ensinou a Edmundo uma educação no espírito de Deus, sensibilidade aos irmãos e grande Devoção a Maria. Foi Batizado 20/11/1814 os padrinhos foram os avós paternos. Aos quatro anos de idade, Edmundo, adoeceu gravemente. Nenhum recurso médico adiantava, então, sua mãe muito aflita dirigiu-se à Igreja e suplicou com toda fé e confiança a Nossa Senhora das Dores. Edmundo foi curado dessa doença. Em gratidão seus pais ofereceram a Maria uma jóia prateada  “Olho da Divina Providência.” Edmundo fez seus primeiros estudos com professores particulares, inclusive com alguns padres, não freqüentava escolas públicas. Com 16 anos escrevia artigos históricos e poemas para o Jornal “Amigo do Povo.” Foi poeta  e escritor. Seu maior sonho e ideal era o sacerdócio. Em 1836 viaja para Berlim a fim de concluir seus estudos (Filosofia). Em seguida sente-se atingido pela tuberculose, interrompe seus estudos e volta a GRABONÓG sua terra natal. Ai dedica sua vida aos mais necessitados e rejeitados. Edmundo quer realizar seu grande sonho. Ingressa ao seminário de GNIEZNO com 54 anos de idade, com o plano de ao menos aprender rezar missa e o breviário. De início a saúde o acompanhou, porém, pouco tempo depois, a febre alta, dor de cabeça, pulmões fracos impossibilitaram-lhe o estudo.
Foi aconselhado pelo Bispo a deixar o seminário. Passa a morar na casa canônica de um Padre amigo. O Bispo Ledòchowski declarou: “Estou profundamente convencido de que deus quer conduzir este santo à santidade mais alta, no estado leigo. Edmundo não perdia a esperança de um dia ser sacerdote. Seu estado de saúde agrava-se cada vez mais e Edmundo chega ao fim. Antes de morrer pediu que rezassem a Ladainha de São José e a oração da Boa Morte. Às 18 horas no Anjo do Senhor rezou a última Ave Maria e permaneceu calmo até o fim. Recebeu a benção do Arcebispo, em seguida um longo suspiro anunciou o fim. Faleceu em 07 de agosto de 1871, com 57 anos de idade. Desejou ser enterrado na casa do noviciado que ele mesmo fundou.
Edmundo foi beatificado em 13/06/1999 em Varsóvia, pelo Papa João Paulo II.



BV. EDMUNDO BOJANOWSKI E A SUA MENSAGEM PARA OS CRISTÃOS!
Em que sentido o Bem-aventurado Edmundo é uma mensagem? O que ele tem a dizer para os cristãos de hoje?
Gostaríamos de destacar o compromisso batismal como um dos elementos que tornam a vida e a atividade de Edmundo um atual convite e convoca os cristãos em Cristo a olhar para o próprio apostolado como Leigo na Igreja.
Herdou de seus pais um grande amor pela Pátria e por Deus, a ponto de não poder mais ignorar o sofrimento de seu povo, especialmente dos doentes, das crianças, dos jovens sem escola e das famílias agricultoras privados dos frutos do próprio trabalho.
Em 1850, inicia-se uma nova fase na vida de Edmundo. Já com uma vasta experiência em trabalhos sociais em favor da educação, da saúde, da promoção humana e da religião, Edmundo sente-se chamado por Deus a fundar uma Congregação Religiosa que o ajudasse nos seus projetos de solidariedade e humanismo. Confiante em Deus, ele enfrenta duros preconceitos e falsas interpretações vindas, também da parte da Igreja, sobre sua missão. Não sendo sacerdote, Edmundo desejava somente ser verdadeiro cristão e, por isso, comprometido com a fé e a vida do povo.
Este seu ideal de vida não permaneceu somente dentro da Polônia. Em 1954, quatro Irmãs chegaram ao Brasil trazendo como principal herança, o Projeto de vida de Edmundo.
No Brasil, outras Irmãs se juntaram às 4 Irmãs pioneiras. Aos poucos foram semeando as sementes do Reino de Deus. 
Testemunhamos nestes fatos o poder que tem uma vida dedicada ao bem, ao belo, na simplicidade do cotidiano, de atrair muitas outras pessoas para realizar o mesmo.
A vida de Edmundo comprova claramente que “alguém que busca o divino torna-se ao mesmo tempo mais humano”. Sua vida interior se expressa nas características de sua personalidade e na qualidade de suas ações. Mostra que a força de Deus se manifesta na fraqueza humana.


CARACTERÍSTICAS DA ESPIRITUALIDADE DO FUNDADOR

Homem bom e cordial, generosamente entregue ao salvador e a Mãe de deus. Distingui-se pela visão de fé profunda e sobrenatural, confiança infinita na Divina providência. Amor à eucaristia (participação diária). Obediente a Vontade do Pai. Devoção a Maria. Extraia do Evangelho a inspiração na tarefa do servir e da renovação moral. Simplicidade no Ser e no Agir. Profundo amor a deus. Aberto às necessidades do povo. Firme e corajoso em suas decisões. Criativo, colocava os dons a serviço dos outros. Acolhedor e de profundo respeito para cada Irmã Serva de Maria. Amava e se deixava amar.
Nosso Pai Fundador comparava a pessoa humana a uma vela. Que ao viver, ao se doar, vai se queimando, para os outros iluminar. Nós como cristãs (os), somos chamados a ser luz lá onde Deus nos convoca a estar.

"Toda nobre alma é como vela, que a si mesma consome e aos outros ilumina (Bv. Edmundo Bojanowski)."

CARISMA:
Edmundo atendendo os apelos de Deus e as necessidades mais urgentes da época funda a congregação, empolgado pelo amor e compaixão que sentia pelas crianças órfãos e doentes. Decorrente disso, nosso carisma é: AMAR A DEUS SERVINDO COM SIMPLICIDADE AS CRIANÇAS, POBRES E DOENTES E AO POVO, CONFORME AS NECESSIDADES E APELOS DA IGREJA.
ESPIRITUALIDADE: “AMAR SERVINDO COM SIMPLICIDADE.”





Postar um comentário